Discutível, ou não? Deverá a RTP emitir touradas?

Não se trata de uma discussão sequer, garante a provedora do telespectador da RTP. A decisão de não emitir touradas é há muito pedida pelos portugueses.

Discutível, ou não? Deverá a RTP emitir touradas?
© Hans Eiskonen / Unsplash

Tratando-se de uma estação pública, a RTP possui uma provedora que ouve e escuta todas as reclamações, sugestões e comentários dos telespectadores. Ora, neste sentido, Ana Sousa Dias recebeu, no ano de 2023, mais de 6 mil queixas contra temas relacionados com touradas.

Este assunto, que extravasa a opinião pública, acabou mesmo por ser assunto do Conselho Geral Independente, que dedica-se a supervisionar e fiscalizar o cumprimento das obrigações de serviço público da RTP. "Quanto às touradas, acho discutível, mas não vou entrar nessa discussão. As linhas da estratégia que o Conselho Geral Independente estabeleceu para a RTP falam no bem-estar animal. A partir daí, a situação muda drasticamente", disse Ana Sousa Dias, em resposta aos deputados, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Para a provedora, a decisão de transmitir ou não touradas, não depende de opiniões.

A RTP sempre foi um canal onde as touradas tiveram destaque. Apesar de polémica, em 2012, a estação decidiu emitir uma corrida no Dia Mundial do Animal. Ora a decisão motivou imensas queixas. e, por isso, em 2021, a direção da estação pública decidiu anunciar o fim da transmissão destes eventos.